Um detento de 33 anos foi preso duas vezes em apenas 48 horas por violar as regras da “saidinha” em Campinas. As prisões ocorreram na última terça-feira (11/6) e nesta quinta-feira (13/6), quando ele foi flagrado consumindo bebida alcoólica e usando drogas, respectivamente.
Principais Destaques
- O homem foi beneficiado pela saída temporária, mas descumpriu as determinações do regime.
- Ele foi preso duas vezes em apenas 48 horas pela Polícia Militar de Campinas.
- Campinas registrou o maior número de detenções por violação da “saidinha” no estado de São Paulo.
Detalhes da Detenção
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na última terça-feira, agentes viram o suspeito consumindo bebida alcoólica em um local conhecido por ser ponto de venda de drogas. Após ser detido, ele passou por uma audiência de custódia no dia seguinte e foi solto pela Justiça.
Contudo, apenas dois dias depois, o homem foi preso novamente. Nesta quinta-feira, ele foi identificado usando drogas em outro ponto de venda de entorpecentes em Campinas. Os policiais o detiveram no local, e ele passará por uma nova custódia nesta sexta-feira (14/6).
Regras da “Saidinha”
A saída temporária é um benefício concedido a detentos que cumprem pena em regime semiaberto. Neste período, eles têm permissão para deixar o presídio, mas devem seguir algumas regras, como não sair da cidade declarada à Justiça, não frequentar bares ou boates, não participar de brigas, não andar armado e não cometer qualquer outro ato considerado grave. Além disso, são obrigados a ficar em casa durante as noites.
De acordo com a SSP, a Polícia Militar recapturou 152 detentos violando as determinações para a saída temporária em apenas dois dias. Campinas foi a cidade com mais casos, registrando 40 detenções.
Conclusão
No total, 35 mil prisioneiros foram beneficiados com a saída temporária no estado de São Paulo e terão que retornar aos presídios na próxima segunda-feira (17/6). O caso do detento de 33 anos serve como um alerta para que os demais cumpram rigorosamente as regras estabelecidas, a fim de evitar a perda do benefício e possíveis sanções adicionais.