O McDonald’s abandona a inteligência artificial no drive-thru após enfrentar problemas com o sistema, mas ainda acredita no futuro dessa tecnologia em seus restaurantes.
Principais Destaques:
- O McDonald’s encerra parceria com a IBM para usar IA no drive-thru após erros e problemas no sistema.
- A empresa de fast food testou a IA para anotar pedidos dos clientes, mas vídeos mostraram falhas e incompreensões.
- Apesar de remover a tecnologia atual, o McDonald’s afirma que a IA estará presente no futuro de seus restaurantes.
O McDonald’s já está de olho no futuro tecnológico, mesmo após encerrar sua parceria com a IBM para utilizar inteligência artificial (IA) no drive-thru. É verdade, eu fiquei surpreso quando soube que eles estavam testando essa tecnologia para anotar pedidos dos clientes. E você, leu sobre isso? Bom, a gigante dos hambúrgueres decidiu remover o sistema de IA que vinha sendo testado em mais de 100 restaurantes nos Estados Unidos.
De acordo com um comunicado interno obtido pelo site Restaurant Business, o McDonald’s afirma que o sistema de IA para anotar pedidos no drive-thru será removido das lojas participantes do teste até 26 de julho de 2024. Essa decisão foi tomada após vários problemas e erros registrados com a tecnologia.
Expectativas x Realidade
Quando a parceria com a IBM foi anunciada em 2019, a expectativa era alta. Dois anos depois, a IA começou a ser usada para anotar os pedidos dos clientes no drive-thru. De acordo com a empresa, o sistema era preciso em 85% dos casos. No entanto, vídeos que viralizaram nas redes sociais mostraram outra realidade, com erros grotescos como registrar nove bebidas quando o cliente pedia apenas uma, não parar de acrescentar nuggets ao pedido ou simplesmente não entender o que o cliente queria.
Futuro com IA
Apesar de encerrar o teste com a IBM, o McDonald’s parece confiante no futuro da tecnologia em seus restaurantes. Em uma nota ao Restaurant Business, a empresa diz que os testes deram “confiança de que uma solução tecnológica para anotar pedidos feitos por voz estará no futuro dos restaurantes”. Na mensagem interna, a empresa afirma que tomará uma decisão sobre um novo sistema do tipo no fim do ano.
E o McDonald’s não está sozinho nessa jornada tecnológica. Outras redes de fast food também estão tentando usar a IA para atender clientes. Em maio de 2023, o Wendy’s e o Google anunciaram uma parceria para desenvolver um sistema semelhante. Dunkin, Carl’s Jr, Taco Bell, Popeyes e outras cadeias de alimentação também estão testando ou já implementaram a tecnologia em suas unidades.
Além do Atendimento
Segundo a Bloomberg, o McDonald’s e o Google estariam desenvolvendo um assistente virtual para dar instruções em tarefas internas, como limpar máquinas de sorvete. Ou seja, a IA pode ser empregada em outros fluxos de trabalho das lanchonetes, não apenas no atendimento aos clientes.
Conclusão
Embora o McDonald’s tenha encerrado o teste com a IA no drive-thru, a empresa ainda acredita no futuro dessa tecnologia em seus restaurantes. Com outras redes de fast food também investindo nessa área, é provável que veremos mais experiências com IA no setor de alimentação nos próximos anos. A jornada continua, e o McDonald’s já sinalizou que tomará uma decisão sobre um novo sistema de IA até o fim deste ano.