O iPhone finalmente ingressou na era dos celulares antigos com a possibilidade de buscar contatos pelo teclado numérico. Essa função estava presente nos aparelhos dumb de antigamente e agora chegou ao iOS 18, facilitando a discagem para quem está na sua agenda.
Três destaques principais:
- Busca de contatos pelo teclado numérico é uma novidade do iOS 18.
- Basta digitar os números correspondentes às letras do nome do contato para encontrá-lo rapidamente no discador.
- Recurso não é inédito e já está disponível há anos em aparelhos Android.
Lembra daqueles celulares antiquados, com botões numéricos e sem teclado QWERTY? Pois é, o bom e velho T9 está de volta! Na tela do discador do iOS 18, basta digitar os números correspondentes às letras do contato que você quer encontrar na sua agenda.
Por exemplo, se eu quiser ligar para o meu amigo Lucas, só preciso digitar 5-8-2-2-7 no teclado numérico. Esses são os dígitos associados às letras L-U-C-A-S, escritas em cada número do discador. Após digitar essa sequência, o sistema irá exibir o contato que mais se assemelha àquele nome, bastando tocar nele para efetuar a ligação.
Caso tenha mais de um contato com o mesmo nome, o iOS 18 exibirá uma lista com todas as opções correspondentes àquela combinação numérica. Então, se você tiver dois amigos chamados Lucas, ambos aparecerão na tela para você escolher qual deles quer discar.
Uma função antiga revestida de novidade
Apesar de ser uma “novidade” do sistema operacional móvel da Apple, a busca de contatos com o teclado numérico não é nada nova nos smartphones. Essa função já está disponível em aparelhos Android há muito tempo.
Na verdade, eu lembro de ter usado esse recurso pela primeira vez em um celular Motorola MPx220, lançado em 2004 com o sistema operacional Windows Mobile. Naquela época, era muito útil para encontrar rapidamente um contato e iniciar uma ligação sem precisar ficar teclando o nome todo.
Com os smartphones modernos e seus teclados virtuais no estilo QWERTY, essa necessidade diminuiu bastante. Mas nem por isso deixou de ser uma função bem-vinda, ainda mais para quem tem muitos contatos salvos e quer agilizar o processo de discagem.
Outras novidades não anunciadas do iOS 18
Além da busca de contatos pelo teclado numérico, o iOS 18 trouxe outras novidades que não foram anunciadas na apresentação da WWDC. Uma delas é a possibilidade de compartilhar a senha do Wi-Fi em que o iPhone está conectado via QR Code, o que deve facilitar bastante o processo de conexão para seus amigos que usam Android.
Outra função interessante é um modo para evitar enjoo enquanto você está em movimento. O iPhone passa a exibir algumas bolinhas girando na direção contrária ao movimento, o que pode ajudar o cérebro a se reorientar e diminuir as vertigens.
A lanterna do iPhone também ganhou novos recursos no iOS 18. Além de controlar a intensidade da luz de LED (recurso já presente nas versões anteriores), agora também é possível ampliar ou reduzir o foco do feixe luminoso.
Ainda levará algum tempo até o iOS 18 ser liberado oficialmente para todos os usuários. A atualização deve chegar em meados de setembro, juntamente com o lançamento de um novo iPhone. Uma versão beta já está disponível para desenvolvedores, e o beta público provavelmente será liberado em julho.
Conclusão
No fim das contas, a busca de contatos pelo teclado numérico é um recurso simples, mas que pode fazer bastante diferença no dia a dia de quem usa o iPhone para realizar muitas ligações. E o melhor: depois de tantos anos, os usuários do iOS finalmente podem experimentar uma função que sempre esteve presente na concorrência Android.