Spalletti reconheceu que sua equipe esteve abaixo do esperado, principalmente no quesito ritmo de jogo. “A diferença foi feita pelo ritmo, que era muito inferior ao deles. Penso que a minha paixão é um sintoma de profundo respeito por todos, assumo a responsabilidade pelas escolhas, mas quando me dizem que contra a Croácia fizemos um jogo escandaloso volto a dizer que não, hoje e contra a Espanha estivemos abaixo da média“, afirmou.
Questionado sobre seu futuro no comando da seleção italiana, Spalletti manteve a calma, mas admitiu que precisará fazer mudanças. “Saio com a certeza de que tenho de mudar alguma coisa, mas não creio que seja um resultado tão escandaloso como irá surgir agora. Gabriele Gravina [presidente da Federação Italiana] sempre se comportou como um profissional sério comigo e veremos o que ele tem a dizer”, declarou.
Eu, como torcedor italiano, fiquei extremamente decepcionado com o desempenho da nossa seleção nesta Eurocopa. Após o título conquistado em 2020, havia muita esperança de que poderíamos repetir o feito e reafirmar nossa força no cenário europeu. Infelizmente, as escolhas equivocadas de Spalletti, tanto na escalação inicial quanto nas substituições, comprometeram nosso desempenho.
É hora de olhar para frente e reconstruir a Azzurra. Spalletti terá uma tarefa árdua pela frente, precisando reavaliar o elenco e, quem sabe, até mesmo dar uma nova chance a jogadores que foram preteridos nesta Eurocopa. O torcedor italiano é apaixonado e merece ver sua seleção novamente brilhando nas grandes competições.
Embora a decepção seja grande, não podemos perder a esperança. A Itália já superou momentos difíceis no passado e, com trabalho árduo e determinação, tenho certeza de que voltaremos a ser uma potência no futebol mundial. É hora de aprender com os erros cometidos nesta Eurocopa e seguir em frente, de cabeça erguida.
A eliminação precoce da Itália na Eurocopa de 2024 foi um duro golpe, mas Luciano Spalletti mostrou humildade ao assumir a responsabilidade pelos erros cometidos. Agora, é hora de reconstruir e trabalhar para que a Azzurra volte a brilhar nas próximas competições. Como torcedor, mantenho a esperança e a crença de que dias melhores virão para o futebol italiano.