Acredita-se que a Marvel tenha quase fechado suas portas nos anos 1990, mas conseguiu se recuperar e se tornar o império de entretenimento que conhecemos hoje. Essa história sombria, no entanto, ainda influencia o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) até os dias atuais.
Como a Marvel quase fechou nos anos 1990
Durante a década de 1980, a Marvel enfrentou uma crise causada por um aumento inesperado no interesse por quadrinhos. Ao invés de ser impulsionada por fãs genuínos, essa demanda veio de especuladores que viam os quadrinhos como uma oportunidade de ganhar dinheiro rápido. A editora, assim como muitas de suas concorrentes, começou a lançar diversas “edições número 1” em grandes tiragens, alimentando ainda mais essa bolha.
Quando a realidade bateu à porta e os especuladores descobriram que suas edições não valiam nada, muitas lojas especializadas fecharam e a Marvel correu sério risco de falência. Com suas ações em queda na bolsa de valores, a empresa teve que lidar com uma dívida astronômica que superava os US$ 600 milhões. Nesse momento, investidores pressionavam para que a Marvel fosse liquidada ou vendida.
A empresa lutou para sobreviver
Enquanto todo o mercado de quadrinhos enfrentava os efeitos do estouro dessa bolha, a Marvel foi ainda mais prejudicada graças a um investidor chamado Ron Perelman. Em 1989, ele comprou a editora da New World Pictures e usou o dinheiro que ela fazia na época para financiar uma expansão agressiva da Marvel.
Perelman gastou aproximadamente US$ 700 milhões adquirindo outras empresas, como a fabricante de brinquedos ToyBiz e distribuidoras de cartas colecionáveis. No entanto, com a queda no interesse por quadrinhos, ele não conseguiu sustentar essa estratégia baseada em aumentos de preços e vendas.
Para tentar reverter a situação, Perelman fundou a Marvel Studios em 1995, com a intenção de trazer alguns dos principais personagens para as telas de cinema. Mas devido à resistência de muitos acionistas, ele decretou a falência da companhia, o que lhe permitiu reorganizar suas atividades sem precisar de aprovação externa.
Consequências que impactam o MCU até hoje
Incapaz de produzir filmes e animações por conta própria e precisando de muito dinheiro, a Marvel começou a licenciar seus principais heróis para outras empresas, como Universal, Fox e Sony. É por esse motivo que até hoje a Sony pode produzir filmes como Venom e Kraven por conta própria.
Somente em 2003 a ideia da Marvel formar seu próprio estúdio começou a tomar forma, e isso só se tornou possível graças a um acordo com a Merril Lynch, estabelecido em 2005. Essa arriscada aposta nos personagens da Marvel renderiam um grande império cinematográfico.
No entanto, a companhia ainda precisou lidar com os acordos do passado e enfrentar várias limitações ao construir seu Universo Cinematográfico. Foi somente com o tempo e a influência da Disney que a Marvel conseguiu trazer às telas grandes versões próprias do Homem-Aranha e, mais recentemente, de Deadpool e Wolverine.
Conclusão
A jornada da Marvel nos anos 1990 foi marcada por momentos turbulentos que, de certa forma, ainda ecoam no MCU de hoje. Apesar de ter enfrentado a beira da falência, a empresa conseguiu se reinventar e construir um verdadeiro império de entretenimento, mas algumas cicatrizes desse período ainda são visíveis.