José Inocêncio, o fazendeiro apaixonado de Renascer, tomará uma decisão drástica em relação ao seu amor por Maria Santa. Decidido a recomeçar sua vida no Espírito Santo, ele tentará convencê-la a ir buscá-lo pela última vez – caso contrário, o ricaço prometerá desistir deles para sempre. Será uma última oportunidade para o casal, que enfrenta inúmeros obstáculos em sua jornada.
Uma última tentativa de reencontro
Inocêncio está pronto para deixar Ilhéus, na Bahia, e partir para uma nova vida em outro estado. Porém, antes de ir embora, ele quer ter a certeza de que Maria Santa irá buscá-lo no Além para que possam ficar juntos. É a última chance do fazendeiro de revê-la.
Sozinho em sua casa, Inocêncio dirá à ex-amada: “Você jurou que vinha me buscar, Maria Santa… Eu vou lhe esperar mais essa noite… Depois eu desisto!” Será uma pressão final para que a morta tome uma decisão sobre seu destino.
Fugindo da morte
Na verdade, Inocêncio está fugindo da morte, e não a buscando. Ele descobrirá que Egídio, seu arquirrival, tem um esquema para matá-lo. Então, sua partida de Ilhéus será uma maneira de escapar desse perigo iminente.
Porém, o protagonista não está preocupado em morrer, e sim em perder tudo o que construiu em sua fazenda Jequitibá-rei. Ele sabe que o plano de Egídio é tomar posse da plantação de cacau, que tanto lhe pertence. Inocêncio quer evitar que isso aconteça a qualquer custo.
Responsabilidade para os filhos
Outra consequência da partida de Inocêncio será o início da responsabilidade de seus filhos pela propriedade. Após sua suposta morte, eles terão que se envolver mais com os negócios da fazenda, o que era um desfecho esperado na versão original da novela.
Portanto, Inocêncio está disposto a abrir mão de seu amor por Maria Santa se isso significar a preservação de seu legado e a segurança de sua família. Será uma decisão dolorosa, mas necessária para o fazendeiro neste momento tão turbulento de sua vida.
Conclusão
A jornada de Inocêncio em Renascer é marcada por uma paixão arrebatadora, mas também por decisões difíceis. Ao se preparar para deixar Ilhéus, ele faz uma última tentativa de reencontrar Maria Santa, sua grande amor. No entanto, sua verdadeira motivação é fugir da morte e garantir o futuro de sua família e de seu legado. Será uma escolha dura, mas necessária para este personagem tão complexo e cativante.