Luiza Tomé, a renomada atriz brasileira, despediu-se dos papéis sensuais e encontrou sua verdadeira vocação na interpretação da personagem “Dalete” na novela “A Caverna Encantada” do SBT. Essa mudança de direção em sua carreira a permitiu explorar sentimentos genuínos e afetuosos, um desafio diferente dos papéis mais “apela.tivos” que costumava interpretar.
Deixando o Passado para Trás
Luiza Tomé está satisfeita por finalmente encarar outro estilo de personagem, o de uma espécie de “mãezona” para os alunos do internato Rosa dos Ventos, o principal cenário da novelinha do SBT. Ela confessou estar cansada de sempre receber convites para interpretar “mulheres fortes, guerreiras e sensuais”, embora seja grata por ter tido a oportunidade de viver esses papéis marcantes em sua carreira.
“Eu pensei: ‘Ufa! Ninguém vai me pedir para colocar shorts, uma camisola…'”, brincou a intérprete de Carol, de Tieta (1989), e Scarleth, de A Indomada (1997). Essa nova empreitada na TV permite que ela conheça novos caminhos e explore sentimentos genuínos, que normalmente não lhe eram permitidos em seus papéis anteriores.
Uma Mudança Bem-vinda
Aos 63 anos, Luiza Tomé está animada com o desafio de interpretar Dalete, a cozinheira do internato que acolhe as crianças por meio do paladar. Ela sabe a comida favorita de cada um e não mede esforços para agradar, o que lhe rende broncas da rígida diretora do colégio, Norma (Clarice Niskier). “A Dalete é uma mulher muito especial. Muito doce, muito afetiva, muito amorosa e muito amiga, né? Então, estou podendo explorar sentimentos genuínos, que normalmente não me eram permitidos porque sempre era uma coisa mais apelativa”, ressaltou a artista.
Este é o primeiro trabalho da atriz voltado ao público infantojuvenil em mais de 45 anos de carreira. “Estou adorando, porque é absolutamente novo, e a gente tem muito o que aprender. É impressionante o quanto essas crianças são disciplinadas. E é uma beleza ver uma juventude linda e cheia de garra.”
Adaptação a uma Nova Casa
Depois de 24 anos trabalhando na Globo e 13 na Record, Luiza Tomé agora se aventura no SBT, onde “A Caverna Encantada” marca sua estreia. Ela se surpreendeu com os bastidores da nova emissora. “Aqui é muito diferente. Em sentido de bastidores, de direção, de elenco. Não quero criar polêmica, mas cada casa tem sua realidade, né?”
Apesar de toda sua extensa carreira, Luiza Tomé não está preocupada com a quantidade de trabalho que vem pela frente, já que está acostumada com as longas jornadas de gravação características das novelas brasileiras. “Eu sou de uma geração em que as novelas ficavam um ano com a gente gravando. Eu estou acostumada com essas coisas. E o tempo está passando tão rápido que daqui a pouco você vai dizer: ‘Meu Deus do céu, já começou outra novela'”, minimizou.
Conclusão
Luiza Tomé, uma atriz consagrada e versátil, deu um passo importante em sua carreira ao abraçar o papel de Dalete, uma personagem afetuosa e maternal, em “A Caverna Encantada”. Essa mudança de direção a permitiu explorar novos sentimentos e desafios, deixando para trás os papéis sensuais que a marcaram no passado. Com sua dedicação e talento, certamente Luiza Tomé irá encantar o público com sua nova interpretação.