Como Matteus fraudou as cotas raciais na faculdade.

Date:

Compartilhe:

Matteus Amaral, ex-participante do BBB24, está envolvido em uma polêmica envolvendo fraude no sistema de cotas raciais ao ingressar na faculdade. O Instituto Federal Farroupilha confirmou que ele se autodeclarou preto para entrar no curso de engenharia agrônoma.

Principais Pontos-Chave

  • Matteus usou cotas raciais para ingressar na faculdade em 2014, se autodeclarando preto no vestibular do Instituto Federal Farroupilha.
  • Um ativista denunciou Matteus ao Ministério Público por falsidade ideológica, pedindo sua prisão e investigação da instituição.
  • A mãe de Matteus debochou da situação, dizendo que “se eu me declarei negra, eu sou negra”.

Foi uma verdadeira bomba que caiu sobre Matteus Amaral, o vice-campeão do BBB24. Após deixar o reality, ele foi acusado de fraudar o sistema de cotas raciais para ingressar na faculdade em 2014. De acordo com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Matteus se autodeclarou preto para entrar no curso de engenharia agrônoma.

A polêmica envolvendo o ex-BBB ganhou novos contornos quando um ativista de direitos humanos, Antonio Isuperio, denunciou o rapaz ao Ministério Público. Na denúncia, Isuperio alega que Matteus cometeu o crime de falsidade ideológica e pede sua prisão. Ele também solicita que a instituição de ensino seja investigada por negligência.

Matteus usou uma brecha da Lei de Cotas

Mas como tudo isso foi possível? Bem, em 2014, a única documentação necessária para comprovar que uma pessoa era “preta” ou “parda” era uma autodeclaração. Essa brecha na Lei de Cotas, aprovada no governo Dilma Rousseff, abriu caminho para diversas fraudes nas instituições públicas.

É aí que entra Matteus Amaral. Ele se declarou preto no vestibular do IFFar e conseguiu ingressar no curso de engenharia agrícola pelo sistema de cotas. A instituição confirmou que, na época, não havia “mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”.

Mãe de Matteus debocha da acusação

Como Matteus fraudou as cotas raciais na faculdade.
Source: metrópolis.com.br

Enquanto a polêmica ferve nas redes sociais, Matteus ainda não se pronunciou sobre a suposta fraude. Mas quem resolveu dar sua opinãozinha foi nada mais, nada menos que a mãe do ex-BBB.

Em um story postado pelo próprio Matteus, sua mãe aparece debochando da situação: “Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra”, dispara ela com ar de riso.

Bem, essa postura certamente não ameniza as acusações que pesam sobre o rapaz. Se o Ministério Público aceitar a denúncia, uma investigação pode ser instaurada contra Matteus. E aí, minha gente, as coisas podem ficar ainda mais feias para o nosso vice-campeão…

Conclusão

A polêmica envolvendo Matteus Amaral e as acusações de fraude no sistema de cotas raciais certamente não o deixam em uma boa posição. Com a confirmação do Instituto Federal Farroupilha e a denúncia ao Ministério Público, o ex-BBB pode enfrentar consequências sérias. Resta saber se ele terá a coragem de se pronunciar e explicar sua versão dos fatos ou se preferirá manter o silêncio, seguindo o exemplo debochado de sua mãe.


Artigos relacionados

Casamento Sangrento 2: Tudo sobre a sequência confirmada.

O sucesso do filme "Ready or Not", também conhecido como "Casamento Sangrento", fez com que uma sequência fosse...

Mércia se vinga de Luma e rouba pen-drive de Rudá.

No último episódio da novela "Mania de Você", Mércia, interpretada por Adriana Esteves, finalmente coloca seu plano de...

Ariana Grande agradece fãs por paciência em carta aberta.

Ariana Grande, a icônica popstar que conquistou o coração de milhões, viveu um momento emotivo recentemente. Em um...

Uber Flash expande serviços para transporte de objetos maiores.

O Uber Flash está passando por uma transformação significativa no Brasil. Criado em 2020, este serviço, que inicialmente...