Quando Cyberpunk 2077 finalmente chegou às mãos dos jogadores em 2020, a comunidade ficou devastada com o lançamento problemático do RPG. Agora, um dos desenvolvedores-chave da CD Projekt RED compartilha sua dura jornada durante esse período turbulento, revelando que foi “o pior momento” de sua carreira.
## Superando as Críticas e o Ódio
Pawel Sasko, diretor de missões da CD Projekt RED, admite que o lançamento conturbado de Cyberpunk 2077 foi um desafio monumental. “Cara, foi um momento muito difícil para nós, de verdade”, ele conta. “Muita gente me conhecia, pois eu era uma das pessoas que estava conversando com o nosso público sobre o game antes do lançamento. Eu entendo quando recebemos hate no Twitter ou no Instagram, mas eu estava sendo odiado até no LinkedIn. Imagina o que é preciso para causar ódio no LinkedIn?”
Mesmo reconhecendo que as críticas eram válidas, Sasko admite que lidar com o ódio e a decepção dos jogadores foi extremamente doloroso. “Sabemos que foi justificado, mas ainda assim foi muito difícil receber ódio por toda parte. Realmente muito difícil”, ele lamentou.
## Remediando os Problemas
Após o lançamento, a equipe da CD Projekt RED se dedicou a trabalhar em uma série de atualizações para melhorar Cyberpunk 2077. No entanto, esse processo também foi extremamente desafiador. “Começamos a trabalhar nos patches e no jogo para melhorá-lo, e ao mesmo tempo fomos hackeados. A época em que trabalhamos no patch 1.2 e 1.3 foi o momento mais difícil da minha carreira. Sério, foi muito difícil”, revela Sasko.
## O Anime Cyberpunk: Edgerunners e a Redenção
Apesar dos obstáculos, a equipe da CD Projekt RED não desistiu de consertar Cyberpunk 2077. E foi graças ao lançamento do anime Cyberpunk: Edgerunners na Netflix que a atenção dos jogadores voltou a se focar no universo cyberpunk. “Eles [Studio Trigger] apresentaram esse mundo de forma tão fantástica que fizeram os jogadores quererem mais”, diz Sasko.
Com o interesse dos jogadores renovado, a equipe pôde finalmente implementar melhorias significativas no jogo com a atualização 1.6. “Quando os jogadores voltaram ao game, de repente tivemos a atualização 1.6, que trouxe melhorias e proporcionaram uma experiência muito melhor. A comunidade começou a ver isso e foi o primeiro momento em que realmente vimos esperança”, conta o desenvolvedor.
## Conclusão
Apesar de todos os desafios enfrentados, Pawel Sasko e a equipe da CD Projekt RED não desistiram de consertar Cyberpunk 2077 e restaurar a confiança da comunidade. O lançamento conturbado e a onda de ódio podem ter sido o “pior momento” da carreira de Sasko, mas com persistência, inovação e o apoio da comunidade, eles conseguiram reerguer o jogo e reconquistar o respeito dos jogadores. Essa jornada de superação serve de inspiração para outros desenvolvedores que enfrentam desafios semelhantes.