Olha só, parece que a deputada Paula Belmonte quer dar um up no nome do famoso “Buraco do Tatu” em Brasília. Ela tá propondo mudar o nome pra “Marco Zero”, o que pode deixar o local ainda mais icônico na capital federal. Quer saber mais sobre essa história? Então bora conferir os principais pontos!
Mudança de nome para o “Marco Zero”
A proposta da deputada Paula Belmonte (Cidadania) é realmente interessante. Ela quer mudar o nome do túnel conhecido como Buraco do Tatu para “Marco Zero”, já que ali foi descoberto recentemente o marco zero de Brasília, o ponto de referência usado na construção da cidade. Segundo a justificativa do Projeto de Lei, a mudança vai fazer com que o local “passe a ser um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília”.
Essa mudança de nome tem tudo a ver com a história da construção da capital federal. O Buraco do Tatu é o lugar onde está fincado o “Marco Zero” ou “Estaca Zero” de Brasília, que serviu como o ponto de referência para a demarcação de todas as edificações e vias da cidade. Então nada mais justo do que homenagear essa importante marco da história da cidade.
A descoberta do Marco Zero
Recentemente, durante umas obras no Buraco do Tatu, as equipes do DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do DF) deram de cara com a descoberta desse famoso Marco Zero, que estava escondido embaixo do antigo pavimento de concreto. Os registros históricos do Arquivo Público do DF permitiram a localização exata desse marco, que simboliza o ponto escolhido por Lúcio Costa para a demarcação de tudo em Brasília.
Esse ponto é chamado também de “Estaca Zero” da capital e serve como a referência inicial para a contagem da quilometragem das vias da cidade. Ou seja, é o ponto a partir do qual toda a urbanização de Brasília foi definida e calculada. Bem legal, né?
Conclusão
Então, parece que a deputada Paula Belmonte tá querendo dar um plus no Buraco do Tatu, transformando-o no famoso “Marco Zero” de Brasília. Isso com certeza vai chamar ainda mais a atenção dos turistas e valorizar ainda mais a história da construção da capital federal. Agora é esperar pra ver se o projeto de lei vai ser aprovado e colocar o Buraco do Tatu no mapa dos principais pontos turísticos da cidade.