Olha só, parece que a próxima geração de placas de vídeo da Nvidia – as RTX 50 – pode sofrer um atraso. Segundo rumores, a fabricante encontrou alguns problemas na produção desses novos chips, o que pode empurrar o lançamento para mais tarde do que o inicialmente previsto. Será que os gamers e entusiastas vão ter que esperar mais um pouco para botar as mãos nessas potentes GPUs? Vamos entender melhor o que está acontecendo.
Problemas na Fabricação
De acordo com as informações, a Nvidia encontrou falhas relacionadas a uma máscara de camada usada no processo de fabricação das GPUs Blackwell, que seriam a base para as futuras RTX 50. Esse defeito teria gerado uma incompatibilidade na expansão térmica entre componentes-chave, como os dies da GPU, a ponte LSI, o interposer e o substrato principal do chip.
Para tentar resolver essa situação, a Nvidia teria remodelado a máscara de camada, mas parece que o estrago já estava feito. E o pior é que esse problema não ficou restrito apenas aos modelos profissionais, afetando também os chips destinados ao mercado doméstico.
Prioridade para Inteligência Artificial
Outro detalhe interessante é que, segundo o rumor, a Nvidia teria priorizado o desenvolvimento das Blackwell para servidores, devido à crescente demanda por tecnologias de Inteligência Artificial. Afinal, esse é um segmento que vem gerando muitos lucros para a empresa de Jensen Huang.
Então, parece que os gamers vão ter que esperar um pouco mais para ter suas mãos nas novas RTX 50. Mas, se a Nvidia conseguir resolver esses problemas de fabricação a tempo, as novas placas podem ser apresentadas ainda em janeiro de 2025, durante a CES.
Consumo Elevado
Outra informação que chama a atenção é que as RTX 50 devem ter um consumo energético bastante elevado. De acordo com o informante Kopite7kimi, o gasto de energia dessas placas deve aumentar conforme o nível de poder da GPU.
Isso significa que, para aproveitar todo o potencial dessas novas placas, os usuários provavelmente vão precisar de fontes de alimentação bem robustas. Então, além de ter que esperar um pouco mais, quem quiser atualizar o PC com as RTX 50 também terá que investir em uma boa fonte de energia.
Conclusão
Bom, parece que a jornada das RTX 50 não vai ser tão fácil quanto alguns esperavam. Problemas na fabricação, prioridade para a Inteligência Artificial e um consumo energético elevado são alguns dos desafios que a Nvidia terá que enfrentar.
Mas, se a empresa conseguir resolver esses problemas a tempo, as novas placas de vídeo da série RTX 50 podem se tornar uma opção muito atraente para os gamers e entusiastas que buscam o máximo de desempenho gráfico. Agora é esperar para ver como a história vai se desenrolar.