Olha só, a Intel pode estar encrencada! Parece que alguns chips Core de 13ª e 14ª gerações estão dando problemas e isso pode render um processo judicial coletivo contra a empresa. Essa é uma situação delicada que merece a nossa atenção.
Falha Afeta Chips Core de 13ª e 14ª Gerações
A Intel reconheceu que a falha afeta processadores Core de 13ª e 14ª gerações durante a execução de cargas de trabalho pesadas, como jogos exigentes. Isso pode fazer com que o computador afetado reinicie ou exiba a temida tela azul. Infelizmente, os relatos desse problema só vêm aumentando desde o final de 2022.
Possível Processo Coletivo
Um escritório de advocacia nos Estados Unidos iniciou uma investigação junto a usuários prejudicados para saber se o caso merece ou não um processo judicial coletivo contra a Intel. Eles criaram um formulário para que consumidores afetados pelo problema possam relatar seus casos e manifestar interesse na possível ação.
De acordo com relatos no Reddit, a Intel está cumprindo a sua promessa de trocar os processadores defeituosos. Mas, como a empresa decidiu não fazer um programa de recall ou substituir as unidades já no mercado, ainda há o risco de ela enfrentar problemas de ordem judicial ou regulatória.
Qual o Problema Exatamente?
Inicialmente, parecia que apenas os chips Core i9 e i7 estavam suscetíveis à falha. Mas a própria Intel reconheceu que qualquer CPU Core com 65 W ou mais das 13ª e 14ª gerações pode ser afetada. O problema é causado por “um algoritmo de microcódigo que resulta em solicitações de tensão incorretas ao processador”.
A boa notícia é que a Intel vai liberar uma atualização para impedir que uma CPU suscetível trabalhe com essa tensão problemática. Essa correção será enviada aos fabricantes de placas-mãe, que deverão repassá-la aos seus clientes.
Conclusão
Essa parece ser mais uma dor de cabeça para a Intel lidar. Com a possibilidade de um processo coletivo e a necessidade de trocar processadores defeituosos, a empresa pode enfrentar custos significativos. Vamos acompanhar de perto como essa situação se desenrola nos próximos meses.