O governo federal está tomando medidas para fornecer moradias de qualidade para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. O presidente Lula garantiu que não quer fazer “taperas” para o povo, mas sim casas que deem dignidade e respeito. Ele tem pesquisado modelos de casas mais rápidos e de melhor qualidade, como as casas chinesas e suecas, para garantir que as famílias afetadas recebam moradias adequadas.
Lula promete entregar moradias de qualidade para vítimas de enchentes no RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal está trabalhando para entregar moradias de qualidade para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) em maio. Ao citar as entregas do programa Minha Casa, Minha Vida realizadas nesta sexta-feira (16/8), Lula garantiu que “não pode construir casa do dia para a noite” e que quer construir moradias que tragam dignidade e respeito para o povo, não simples “taperas”.
Buscando modelos de casas melhores e mais rápidos
De acordo com Lula, o governo federal está pesquisando modelos de casas de outros países, como a China e a Suécia, para encontrar soluções mais rápidas e de melhor qualidade. “Só pra vocês terem uma ideia, eu já pesquisei casa chinesa, casa sueca, porque eu quero encontrar um modelo de casa que seja mais rápido, mas que seja de qualidade”, explicou o presidente.
Ele afirmou que a intenção é não construir casas de “15 metros quadrados”, mas sim moradias que deem dignidade e respeito ao povo. “Porque a gente não quer fazer uma tapera para o nosso povo, não. A gente não quer fazer casa de 15 metros quadrados. A gente quer fazer casa que dê dignidade e respeito ao povo”, finalizou.
Entrega de 365 casas do Minha Casa, Minha Vida
Nesta sexta-feira, Lula entregou 365 habitações do programa Minha Casa, Minha Vida para 112 famílias atingidas pelas enchentes no RS. Ele também assinou programas para fornecer mais casas para quem necessita após a tragédia.
Durante entrevista à rádio Gaúcha, Lula rebateu as alegações sobre “demora” na entrega das moradias. “Não se faz casa em uma semana, não é casa de papel”, disse. Ele garantiu que todas as pessoas que perderam casa vão ganhar uma do Minha Casa, Minha Vida, e que a Caixa Econômica Federal vai comprar imóveis para destinar a essas famílias.
Conclusão
O presidente Lula deixou claro que o governo federal está comprometido em fornecer moradias de qualidade para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao invés de construir “taperas”, a intenção é encontrar modelos de casas mais rápidos e melhores, que tragam dignidade e respeito para as famílias afetadas. Com a entrega de centenas de casas do Minha Casa, Minha Vida e a compra de imóveis pela Caixa Econômica, o governo espera atender a demanda por moradia após a tragédia.