Após as críticas recebidas, a Meta (Facebook) decidiu atualizar a etiqueta usada para identificar imagens criadas com inteligência artificial (IA). Agora, o rótulo será “Informações sobre IA”, uma mudança que visa fornecer mais clareza e contexto aos usuários.
## Principais Pontos de Destaque
– A Meta admitiu que o rótulo anterior, “Criado com IA”, não era suficientemente claro para distinguir entre imagens feitas completamente por IA e aquelas que apenas usaram pequenas edições com ferramentas de retoque baseadas em IA.
– O novo rótulo “Informações sobre IA” é mais neutro e deve evitar conclusões precipitadas sobre a veracidade de algumas imagens.
– Embora o processo de identificação continue o mesmo, baseado em metadados técnicos, a Meta alerta que algumas imagens com IA podem “escapar” sem a identificação.
## A Mudança no Rótulo de Imagens com IA
A Meta, dona do Facebook e Instagram, decidiu mudar a etiqueta usada para identificar imagens criadas com inteligência artificial. Após receber críticas de fotógrafos que tiveram seus trabalhos com pequenos retoques rotulados como “Criado com IA”, a empresa admitiu que o texto anterior não era claro o suficiente.
“Assim como outras pessoas do setor, consideramos que nossas etiquetas não estavam alinhadas às expectativas das pessoas e nem sempre forneciam contexto suficiente”, explica um post da empresa. Afinal, imagens com pequenas edições usando ferramentas de retoque baseadas em IA recebiam o mesmo rótulo que aquelas feitas totalmente por inteligência artificial.
Agora, a Meta adotará o texto “Informações sobre IA” (ou “AI info”, em inglês) para identificar esse tipo de conteúdo no Instagram e no Facebook. Essa mudança visa evitar conclusões precipitadas sobre a autenticidade das imagens. Afinal, o novo rótulo é mais neutro e deve fornecer mais contexto aos usuários.
Apesar da alteração no texto, o método para detectar o uso de IA continua o mesmo. A empresa ainda se baseia em metadados técnicos de padrões como C2PA e IPTC, que identificam a presença de inteligência artificial, mesmo em pequenas edições. Isso inclui, por exemplo, o preenchimento generativo da Adobe, que usa IA para suprir objetos removidos.
## Nem Tudo Será Identificado
No entanto, a Meta alerta que o processo de identificação não é perfeito e que alguns conteúdos feitos com IA podem “passar” sem a devida marcação. Isso porque, segundo a empresa, o Facebook e o Instagram já estão cheios de casos assim.
“O comportamento da etiqueta, porém, continua igual: ao tocar nela, o usuário visualiza um texto sobre o que é IA generativa. Além disso, esta janela explica que o rótulo pode ser adicionado pelo próprio usuário, voluntariamente, ou pela Meta, ao identificar o uso da tecnologia”, complementa o post.
## Conclusão
Essa mudança no rótulo de imagens com IA pela Meta é um passo importante para fornecer mais transparência e informação aos usuários. Embora o processo não seja perfeito, a nova etiqueta “Informações sobre IA” deve ajudar a evitar conclusões errôneas sobre a autenticidade de alguns conteúdos. Afinal, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso cotidiano, e é essencial que saibamos distinguir o que é real do que é gerado artificialmente.