Compra da Anthropic pela Amazon é investigada no Reino Unido.

Saiba mais.

Investigação da CMA

A Autoridade de Competição e Mercado do Reino Unido (CMA) abriu uma investigação para avaliar se o investimento da Amazon na Anthropic pode ser considerado uma aquisição.

Saiba mais.

Defesa da Amazon

A Amazon afirma que sua participação na Anthropic não é majoritária, enquanto a Anthropic diz que segue sendo uma empresa independente.

Saiba mais.

Estratégia das Big Techs

A CMA está de olho na contratação de funcionários das empresas que recebem investimentos, pois pode caracterizar práticas antitruste e de monopólio.

Saiba mais.

Anúncio do Investimento

Em setembro de 2023, a Amazon anunciou um investimento de US$ 4 bilhões na Anthropic, empresa responsável pelo modelo de linguagem Claude, utilizado em sua IA generativa.

Saiba mais.

Participação da Amazon

No anúncio do investimento, a Amazon confirmou que teria uma parte da Anthropic e que a empresa usaria a AWS (Amazon Web Services) para seus serviços, mas afirma que sua fatia não é majoritária.

Saiba mais.

Independência da Anthropic

A própria Anthropic divulgou uma nota dizendo que segue como uma companhia independente, sem a Amazon em seu conselho.

Saiba mais.

Abertura da Investigação

Diante dessa situação, a Autoridade de Competição e Mercado do Reino Unido (CMA) abriu uma investigação para entender melhor o investimento da Amazon na Anthropic.

Saiba mais.

Prazo da Investigação

A CMA deve finalizar a investigação em outubro, quando encerra o prazo do processo, mas o órgão ressalta que o tempo de investigação pode ser ampliado caso seja necessário.

Saiba mais.

Investimento do Google

Interessante notar que, dias antes deste anúncio, a CMA também havia aberto uma ação idêntica para entender o investimento do Google na Anthropic.

Saiba mais.

Contratação de Funcionários

Um ponto que tem chamado a atenção da CMA é a contratação de funcionários das empresas que receberam investimento, pois pode se caracterizar como uma prática de antitruste e monopólio.

Saiba mais.

Poder Financeiro das Big Techs

Afinal, são companhias com alto poder financeiro investindo em empresas promissoras, o que pode levantar suspeitas sobre a real intenção desses investimentos.

Saiba mais.

Preocupação dos Reguladores

Essa investigação envolvendo o investimento da Amazon na Anthropic é mais um exemplo da crescente preocupação dos reguladores com as práticas das grandes empresas de tecnologia.

Saiba mais.

Veja mais conteúdos como esse em nosso portal

Acompanhe tecnologia, conteúdo de notícias em nosso blog.

Saiba mais.