Red Hat extingue o projeto CentOS Linux com foco na evolução.

Date:

Compartilhe:

Olá, amigo! Quer saber o que está acontecendo com o CentOS Linux? Bom, prepara o coração, porque a Red Hat decidiu dar fim ao querido projeto. Sim, é isso mesmo – o CentOS, aquela distribuição Linux tão popular entre os profissionais, chegou ao fim da sua jornada. Mas não se desespere, porque existem algumas alternativas interessantes para você ficar de olho.

O Adeus ao CentOS Linux

Depois de anos sendo a base de muitos sites e serviços online, o CentOS Linux finalmente chegou ao fim do seu ciclo de vida útil. Essa decisão da Red Hat, que assumiu o projeto em 2014, não pegou ninguém de surpresa, afinal, o CentOS é derivado do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Desde que surgiu, em 2004, o CentOS era voltado para aplicações profissionais, sendo uma opção gratuita enquanto o RHEL aparecia como a solução paga para organizações que precisavam de recursos mais avançados ou de suporte especializado. Mas agora, a Red Hat decidiu que é hora de seguir em frente.

Alternativas Para Você Ficar de Olho

Se você é um usuário do CentOS, não se preocupe, porque existem algumas alternativas interessantes para você ficar de olho. Uma delas é o projeto CentOS Stream, uma distribuição do tipo rolling release que compartilha a base de código do RHEL, mas oferece uma visão mais avançada do Linux corporativo.

Outra opção é a assinatura do Red Hat Developer, que dá acesso gratuito ao RHEL com autossuporte. “As assinaturas de desenvolvedor podem ser usadas para fins de desenvolvimento ou para até 16 sistemas em ambientes de produção”, diz a empresa.

Forks Também São Uma Opção

Para quem quer algo menos “corporativo”, os forks (projetos derivados) ou as distribuições que se propõem a substituir o CentOS também podem ser interessantes. Dois projetos que se destacam nesse sentido são o Rocky Linux e o AlmaLinux.

Então, se você é um fã do CentOS, não se desespere. Existem opções interessantes para você continuar trabalhando com a mesma base de código, mas com uma abordagem um pouco diferente. Basta você pesquisar e ver qual das alternativas se encaixa melhor no seu perfil.

Conclusão

Bem, é isso aí, pessoal. O CentOS Linux chegou ao fim, mas a vida continua. Agora é hora de explorar as opções que a Red Hat e outros projetos estão oferecendo. Então, não fique triste, fique de olho nas novidades e continue fazendo o seu trabalho com o mesmo brilho de sempre!

Principais Destaques

  • O CentOS Linux chegou ao fim do seu ciclo de vida, após anos sendo a base de muitos sites e serviços online.
  • O projeto CentOS Stream e a assinatura do Red Hat Developer são algumas das alternativas oferecidas pela Red Hat.
  • Forks como o Rocky Linux e o AlmaLinux também podem ser opções interessantes para quem busca algo menos “corporativo”.

Red Hat extingue o projeto CentOS Linux com foco na evolução.
Source: tecnoblog.net


Seleção Valor Site
Seleção Valor Site
A Equipe Valor Site é formada por profissionais dedicados a fornecer informações variadas e atualizadas diariamente. Com foco em notícias, entretenimento, esportes e tecnologia, nossa equipe se empenha em trazer conteúdo preciso e relevante para manter nossos leitores bem informados.Nosso portal se destaca por selecionar as melhores notícias sobre os principais nichos e filtrar o que há de mais útil e interessante para o leitor, reunindo tudo em um único lugar. Valorizamos a qualidade e a veracidade das informações, garantindo que você tenha acesso ao que realmente importa.Confie na Equipe Valor Site como sua fonte diária de notícias e entretenimento de qualidade. Nossa missão é facilitar sua busca por informações, proporcionando uma experiência de leitura enriquecedora e agradável.

Artigos relacionados

Lívio e Lu se unem em Renascer, uma lição para os governantes.

Em uma época em que os desafios da educação e da igualdade social estão no centro das atenções,...

A Apple abandona definitivamente os painéis LCD no iPhone 16.

Com a Apple anunciando que vai abandonar definitivamente as telas LCD a partir do iPhone 16, essa transição...

Comédia romântica de 2003 domina a Netflix.

Em uma era onde o streaming domina o entretenimento, uma comédia romântica de 20 anos atrás tem conseguido...

Snapdragon será a única opção da Samsung para os novos Galaxy S25.

Está chegando a hora de a Samsung deixar para trás seus chips Exynos e adotar apenas os poderosos...