Ibrael Nunes
O CDB possui um prazo estabelecido no momento da contratação, que pode variar de meses a anos. É importante considerar o prazo de vencimento, pois geralmente quanto mais longo for o prazo, maiores são as taxas de juros.
A rentabilidade do CDB pode ser pré-fixada ou pós-fixada. Na pré-fixada, a taxa de juros é determinada no momento da aplicação Já no caso de rentabilidade pós-fixada, a rentabilidade pode variar ao longo do tempo.
Alguns CDBs possuem liquidez diária, ou seja, permitem o resgate do dinheiro a qualquer momento, sem perda de rentabilidade.
O CDB é um investimento coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira.
Antes de investir em um CDB, é fundamental verificar a saúde financeira e a reputação do banco emissor. Opte por instituições sólidas e bem estabelecidas no mercado para reduzir o risco de crédito.
Faça uma pesquisa e compare as taxas de juros oferecidas por diferentes instituições financeiras. Lembre-se de considerar se a rentabilidade é pré-fixada ou pós-fixada e escolha aquela que melhor se adequa aos seus objetivos.
“Leia este e outros artigos completos sobre educação financeira, arrastando para cima.
Ibrael Nunes